Make your own free website on Tripod.com
              

Banco do Povo de Cidade Ocidental

Geração de Emprego, Renda e Desenvolvimento Social.

Eventos Realizados e Participações

Esta cena já se tornou comum, novos beneficiários do 

Banco do Povo com um grande sorriso estampado na face, empreendedores que abraçaram 

a oportunidade de crescimento, 

e acreditaram no sonho de possuírem o seu próprio negócio.

" O pequeno pode ser grande quando usa com criatividade as suas habilidades e sua capacidade de trabalho"

 

Desde a sua fundação o Banco do Povo de Cidade Ocidental vem procurado mostrar toda a potencialidade de seus empreendedores através de eventos (como: feira, salões de negócios, governos itinerantes, etc...) organizados periodicamente em parceria com o Governo do Estado de Goiás, Prefeitura Municipal de Cidade Ocidental, Sebrae/GO, dentre outros e cursos de capacitação oferecidos também aos empreendedores através das parcerias, ajudando-os a comercializar e melhorar seus produtos, atendimento, ampliação da clientela, organização e desenvolvimento do negócio, e de toda assistência e facilidades possíveis a se oferecer aos seus beneficiários para proporcionar o crescimento empresarial e a criação de novos postos de trabalho no município.

 

Abaixo alguns dos eventos já realizados e participações do Banco do Povo nestes dois anos de operação na Cidade Ocidental:

1º Promover Ocidental

Dona Francisca em seu stand, confecções de alta qualidade. 

A Prefeitura Municipal de Cidade Ocidental, através da Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo e da Secretaria de Promoção Social, Trabalho e Habitação, realizou este evento no dia 06 de outubro de 2001. O evento teve como principio a exposição e a formação de novas oportunidades de negócios, para investir, comprar, descobrir onde buscar novas tecnologias e como obter crédito através do Banco do Povo

Cerca de 10 microempreendedores beneficiários do Programa e outros empreendedores (comerciantes, industriais, prestadores de serviços) de nossa cidade esporam e comercializaram seus produtos e serviços no evento, que contou ainda com apresentações artísticas em sua programação. 

1ª Feira Estadual de Empreendedores do Banco do Povo

(e) Giselle Cristina, 1ªDama, Secretária de Promoção Social, Trabalho e Habitação e Presidente da ONG - Banco do Povo de Cidade Ocidental, (ec) Plínio Araújo, Prefeito de Cidade Ocidental, (dc) Marconi Perillo, Governador do Estado de Goiás, (d) Dionísio, empreendedor, ao fundo Maria Helena, agente de crédito, no stand do Banco do Povo de Cidade Ocidental

A 1ª Feira Estadual de Empreendedores do Banco do Povo, realizada na Praça Cívica em Goiânia de 29 a 31 de outubro de 2001, tratou-se de um evento de grande magnitude, a estrutura moderna e funcional, com ampla cobertura da mídia estadual e nacional e com uma programação arrojada, inclusive com shows artísticos e culturais de alto nível que, certamente, contribuíram para atrair grande público a feira, permitindo a mostra e a comercialização dos produtos de diversos empreendedores já beneficiados por este

Programa prioritário do Governo de Goiás. 

No decorrer da Feira foram promovidos premiações dos melhores stands em diversos quesitos, além de seminários e reuniões de trabalho com os presidentes de ONGs, coordenadores, agentes de crédito e empreendedores, objetivando aprimorar ainda mais a parte operacional deste programa que vem alcançando excelentes resultados nos municípios goianos. Foi uma excelente oportunidade de divulgarmos as potencialidades de nosso município e os resultados do Programa Banco do Povo.

VII Congresso Brasileiro de Municípios "Responsabilidade Social" &

      EXPROM - 7ª Exposição de Produtos e Serviços de Utilidades dos Municípios.

Marcelo Mançano, agente de crédito do Banco do Povo, "exposição de oportunidades"

Nos dias 4,5 e 6 de março de 2002 realizou-se no ExpoBrasília (Centro de Exposições) situado no Parque da Cidade em Brasília o VII Congresso Brasileiro de Municípios "Responsabilidade Social" & EXPROM - 7ª Exposição de Produtos e serviços de Utilidades dos Municípios, convidados pela Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento do Estado de Goiás para compor a parte designada ao Programa Banco do Povo, expomos os produtos produzidos por nossos empreendedores, que por sua vez marcaram o nome da cidade com boas impressões, pela qualidade dos produtos oferecidos aos visitantes do evento.    

Farol da Micro e Pequena Empresa na Cidade Ocidental 

Stand do Banco do Povo,  movimentação intensa durante todo o evento. 

"Quem não quer a solução"

O Farol da Micro e Pequena Empresa, idealizado pela Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento do Estado de Goiás e operacionalizado com apoio de diversos órgãos públicos, dentre eles a Prefeitura Municipal e outras entidades, têm como objetivo assegurar financiamentos aos micro e pequenos empresários, oferecer cursos e treinamentos gerenciais, desburocratizar a expedição de documentos, facilitar a abertura e regularização de empresas e promover o desenvolvimento dos micro e pequenos negócios.

Realizado no dia 05 de abril de 2002 na Cidade Ocidental, estivemos lá, expondo os produtos de nossos beneficiários e realizando atendimentos, veja balanço do Banco do Povo no evento.

Números do Banco do Povo no Farol

Atendimentos Realizados .........> 80

Iniciaram Financiamento .........> 17

Expositores do Banco do Povo ...> 14

1º Salão de Negócios dos Micro Empreendedores do Banco do Povo de Cidade Ocidental

 

Entrada do 1º Salão de Negócios,

estrutura moderna e funcional para um evento arrojado de um Programa empreendedor e exemplar para o país, superando suas próprias expectativas na Cidade Ocidental.

O Salão de Negócios dos Micro Empreendedores do Banco do Povo, tem sido um grande sucesso em todo o Estado, e não foi diferente na Cidade Ocidental, realizado nos dias 17, 18 e 19 de abril de 2002 através de uma parceria da SEPLAN/GO, Prefeitura Municipal e Banco do Povo, demonstrou o grande potencial econômico e empreendedor de seus beneficiários no município e ampliando assim as alternativas de realização de negócios e parcerias comerciais.

São histórias diversas que só mesmo quem viveu ou vive a experiência sabe quantificar o quanto o Programa tem sido importante. São exemplos de pessoas jovens, adultas, de meia idade e aposentados que, por caminhos diferentes, encontram no Banco do Povo o suporte necessário ao seu crescimento pessoal, as experiências vão se multiplicando e o Programa se torna cada vez mais imprescindível. Quem precisa e conta com seu apoio, torna-se um divulgador do mesmo. É o que garante os beneficiários em todo o Estado. E não é para menos: muitos empreendedores que antes não tinham qualquer perspectiva de vida, hoje são empresários já formalizados e passam de empregado a empregador, porque além da mão-de-obra familiar, acabam contratando outras pessoas.

Números do 1º Salão de Negócios

Atendimentos Realizados ...........................> 143

Iniciaram Financiamento .............................> 13

Atendimentos GoiásFomento ........................> 16

Número de Expositores ...............................> 38

*Participaram Palestras Sebrae/GO .................> 16

**Quantidade de Visitantes ...................> 8.000,00

**Valor Comercializado Durante o Evento ...> 5.000,00

*Palestra Sebrae/GO p/ Expositores / **Estimativa.

Os visitantes puderam conferir e adquirir produtos como roupas, brinquedos, alimentos, peças de decoração, calçados artesanais, bijuterias, artesanatos e muitos outros produtos. Além de  negócios realizados durante a mostra, os beneficiários entabularam muitas oportunidades de vendas futuras. Para se ter idéia do sucesso da participação dos financiados do Banco do Povo de Cidade Ocidental, que uma grande parte deles logo após o evento foram ao Banco para iniciarem novos financiamentos, devido à demanda de encomendas que superou suas próprias expectativas.

Comemoração do 1º Ano de Fundação

(e) Plínio Araújo, Prefeito de Cidade Ocidental, (c) Giselle Cristina, 1ªDama, Secretária de Promoção Social, Trabalho e Habitação e Presidente da ONG - Banco do Povo de Cidade Ocidental, (d) Miraci Moreira, representante da AMCO e Membro do Conselho Fiscal, Discursando o Sr. Alberto um de nossos empreendedores

Em cerimônia ocorrida no dia 24 de maio de 2002 na AMCO, foi comemorado o 1º ano de fundação do Banco do Povo de Cidade Ocidental. Contou com a presença do Sr. Prefeito Plínio Araújo, a 1ª Dama e Presidente do Banco do Povo Giselle Cristina, Empreendedores, Agentes de Crédito e outras autoridades municipais.

Na ocasião foram assinados novos contratos do Banco, além de ter sido exposto a importância que exerce o Programa Banco do Povo em nosso município no desenvolvimento social, na geração de empregos e de renda as famílias.

Houve depoimentos dos micro-empreendedores, dentre eles o do Sr. Ronaldo José R. Mota, o primeiro beneficiário do Programa na Cidade Ocidental, que financiou peças para ciclos, falou sobre a importância que o financiamento do Banco do Povo exerceu sobre o seu empreendimento, realizador de um trabalho diferente e criativo, gera empregos no seu empreendimento em forma de estágio a jovens carentes da comunidade que encontravam-se na ociosidade e na problemática das ruas oferecendo-lhes uma profissão e cidadania.

Agradecemos a todos que acreditam nesta “fabrica de realizar sonhos” mantendo vivo este espírito empreendedor e consciência das responsabilidades que temos diante das necessidades de nossa população e permanecermos ativos na busca de melhorar cada vez mais o Programa Banco do Povo em nossa cidade.

2ª Feira Estadual de Empreendedores do Banco do Povo

(e) Sualene - Empreendedora,

(ec) José João - Coordenador,

(dc) Francisco - Empreendedor,

(d) Marcelo - Agente de Crédito, no stand do Banco do Povo de Cidade Ocidental.

Realizada nos dias 4,5 e 6 de junho de 2002 na Praça Cívica em Goiânia, a 2ª Feira Estadual de Empreendedores do Banco do Povo repetiu o grande sucesso da feira anterior. Nesta edição, 84 municípios goianos foram representados por mais de 1000 beneficiários do Programa, divididos em 137 estandes com uma área total de 2.260 m², em uma boa mostra dos excelentes resultados que o Programa está obtendo em todo o Estado.

A Feira atraiu milhares de pessoas que puderam conferir e adquirir os mais diversos produtos, como peças de vestuário, artigos de decoração, móveis, calçados, alimentos,

produtos esotéricos, jóias e semijóias e muitos outros produtos fabricados e comercializados pelos empreendimentos financiados pelo Banco do Povo.  O público contou ainda com uma gama de shows que se realizava na praça de alimentação.

O entusiasmo dos visitantes e dos próprios expositores e organizadores diante da qualidade e variedade dos produtos comercializados durante o evento demonstraram visivelmente a aprovação do Programa em todo o Estado.

A Cidade Ocidental esteve bem representada por seus beneficiários que levaram ao evento seus produtos, na maioria artesanatos, calçados e confecções, frutos do financiamento do Banco do Povo de nosso município.

Seminário Nacional de Microcrédito

Evandro Magal, Prefeito de 

Caldas Novas, fala sobre a importância do microcrédito no Estado de Goiás.

O crescimento das instituições que operam com microcrédito no Brasil, levou inevitavelmente ao Governo de Goiás a organizar um seminário para debater sobre as experiências bem sucedidas e a importância do microcrédito em todo o país, devido a tamanha representatividade que o Banco do Povo de Goiás exerce sobre o contexto de microcrédito nacional, por ter em tão pouco tempo se tornado um dos maiores intermediadores de geração de postos de trabalho no Estado.

Realizado paralelamente com a 2ª Feira Estadual de Empreendedores do Banco do Povo, o Seminário Nacional de Microcrédito debateu sobre os rumos que o microcrédito no Brasil deve seguir, a apresentação de experiências de outros estados, do Paraguai e da Colômbia, veio fomentar a discussão.  

O Seminário foi rico em informações que se tornarão exemplares no Programa Banco do Povo para melhor atendimento das necessidades da população do nosso Estado.

Alguns Cursos Já Oferecidos aos Empreendedores do Banco do Povo de Cidade Ocidental

Salas de aula sempre cheias, é assim que tem acontecido nos cursos oferecidos pelo 

Banco do Povo. 

bullet

Setembro/2002 - Curso "Aprender a Empreender";

bullet

Janeiro/2002 - Curso "Como Administrar Seu Pequeno Negócio";

Também são oferecidos cursos aos agentes de crédito, coordenadores e presidentes de ONGs, com o objetivo de agilizar e melhorar os procedimentos no atendimento, como: atendimento ao público, formação de processos, controle interno, prestação de contas, marketing, produtividade, cobrança eficiente, sustentabilidade e integração dos agentes, para melhor beneficiar às pessoas que procuram o Banco do Povo no Estado de Goiás.

Próximos Eventos

bullet

2º Salão de Negócios dos Micro Empreendedores do Banco do Povo e Comemoração do 2º Ano de Fundação do Banco do Povo de Cidade Ocidental - (Ver Informativo);

bullet

3ª Feira Estadual de Empreendedores do Banco do Povo - Data: 30 de setembro a 03 de outubro de 2003 Local: Praça Cívica, Goiânia/GO.  

 

"O trabalho não é castigo, é a santificação das criaturas. Tudo o que nasce do trabalho é bom. Tudo o que se amontoa pelo trabalho é justo. Tudo o que se assenta no trabalho é útil"

Antônio Valentim da Costa Magalhães 

Voltar